23/03/17

Quanto custa o meu trabalho?


Olá pitinhos

O ano passado recebi na minha página do facebook uma mensagem. Pediam-me o preço para um banner com 9 letras. Dei o valor e qual não foi o meu espanto quando a pessoa me respondeu que achava um absurdo. Disse-lhe educadamente que estava no seu direito de não aceitar mas que não dissesse que o meu trabalho era um absurdo. Resumindo insultou-me, chamou-me ladra e mandou-me "cozer" meias.

Fiquei um bocado danada mas o episódio passou e felizmente tive muito trabalho o que ajudou a esquecer o episódio.

Hoje outra pessoa entrou em contacto comigo para pedir orçamento para brindes para um evento. A resposta que recebi fez-me recordar o episódio que relatei.
O pedido foi para estas coroas concretamente:


Dei o valor para a quantidade que me apresentaram, dizendo que na aceitação do orçamento os portes de envio eram oferta.
É uma prática que tenho quando tenho uma encomenda assim. Digamos que é um mimo que faço à cliente.
Responderam-me que era fora do orçamento que tinham (o que aceito totalmente) e que arranjavam quem fizesse por metade do que apresentei.

Ora aqui é que está a minha indignação. Enquanto houver pessoas que oferecem o seu trabalho às clientes o trabalho artesanal nunca vai ser valorizado.
Eu sei que as coisas não estão fáceis para a maioria das pessoas, que o artesanato não é pão para a boca, mas é o meu trabalho.
São muitas horas a responder a mensagens, a dar orçamentos, a escolher os tecidos, que por serem de qualidade são caros, a fazer as peças, a gastar electricidade e fitas e afins, a não estar com a minha familia e a trabalhar às vezes cansada do emprego e da lida da casa até altas horas, a ser fotógrafa, informática, a embalar tudo com todo o cuidado, a ir até aos correios fazer os envios. São muitas horas, muito trabalho e as pessoas só querem coisas baratas.
Podem dizer-me que faço porque quero, é verdade, mas faço porque gosto e porque é uma ajuda no orçamento familiar. Mas estou registada, pago os meus impostos. Isto não é uma brincadeira qualquer. Começou por ser uma experiência que resultou num negócio a sério.

Por isso fiquei triste, desalentada com o que li. Não me vai fazer parar, nem desistir, mas magoa que não se dê valor ao trabalho artesanal, porque a maioria das pessoas não compreende que isto é um modo de vida, uma paixão.

Desculpem o desabafo e o texto ser tão longo.
Mas hoje fiquei mais desiludida com isto tudo. Não pretendo palmadinhas nas costas nem fazer-me de coitadinha, mas...

O meu trabalho é de qualidade, os materiais que uso são de qualidade por isso os preços têm de acompanhar essa qualidade.
Aceita quem pode e quer é verdade, mas não me venham dizer que uma coisa mais barata vai ficar melhor do que o que eu faço. E sim não estou a ser modesta porque sei do que sou capaz.

Até já



Marta




16/03/17

Coelhos a dar com um pau!!

Olá pitinhos

Está a chegar uma época que gosto muito. Não por causa das amêndoas (também porque adoro as de chocolate branco), mas porque adoro coelhos.
Desde pequena que adoro tudo o que tenha a ver com coelhos. Inclusive tenho "dentes de coelho" como dizem os meus pais.

Portanto quando comecei nestas andanças um dos bonecos que fiz primeiro: coelhos claro está.

Vejam lá alguns dos que já fiz





E a produção está ao rubro. Nos próximos dias vão sair uns novos, tão mas tão giros 👯.
Até já

Marta

14/03/17

Glup...

Olá pitinhos

O fim de semana correu muito bem. Tive a festa de aniversário do meu pitinho mais velho no sábado e no domingo o dia foi dedicado às arrumações e depois ao descanso.

Vi filmes, comi biscoitos, bebi chá e recuperei do stress e passei tempo de qualidade em família.
Por isso preparada para esta semana que se adivinha de muito trabalho. E que bom que é 😄💙💜


E bolas!! Já vos disse que o pitinho fez 21 anos? Glup que o tempo passa a correr...

Marta


09/03/17

♥ Mochos ♥

Olá pitinhos

Se há coisas que adoro fazer são peças para bebés. Se aliado a isso me pedem bichinhos melhor ainda. Mas a cereja no topo do bolo é quando me pedem mochos.
Adoro mochos, já fiz imensos (já perdi a conta) e de vários modelos.

A Isabel pediu-me dois mochos com os nomes das meninas, uma placa para o quarto delas e uma fralda e prende chucha. Tudo com mochos 😉.

Espreitem lá se não ficaram mais que fofos 💙





Marta

08/03/17

♥ Mulher ♥

Olá pitinhos

E porque hoje é o dia da mulher - todos os dias o são -  mas este comemorado em especial, deixo-vos com as duas mulheres da minha vida: a minha Mãe e a minha Irmã.


E com um poema do Ary dos Santos que adoro.


Mulher

“A mulher não é só casa
mulher-loiça, mulher-cama
ela é também mulher-asa,
mulher-força, mulher-chama
E é preciso dizer
dessa antiga condição
a mulher soube trazer
a cabeça e o coração
Trouxe a fábrica ao seu lar
e ordenado à cozinha
e impôs a trabalhar
a razão que sempre tinha
Trabalho não só de parto
mas também de construção
para um filho crescer farto
para um filho crescer são
A posse vai-se acabar
no tempo da liberdade
o que importa é saber estar
juntos em pé de igualdade
Desde que as coisas se tornem
naquilo que a gente quer
é igual dizer meu homem
ou dizer minha mulher”

Feliz dia da Mulher ♥

Marta

07/03/17

Parceria fofinha ♥

Olá Pitinhos

Conheci o trabalho da Marta através de uma amiga no instagram.
Escusado será dizer que fiquei completamente apaixonada. Primeiro porque adoro tudo o que tem a ver com artigos de papelaria e depois porque os desenhos são simplesmente deliciosos.

Como adoro unicórnios ♥ encomendei-lhe um notebook maravilhoso que uso todos os dias 😊e de presente ainda ganhei um marcador de livros adorável.


Em conversa com a Marta surgiu a proposta de eu transformar o desenho dela num boneco como os que costumo fazer. Tarefa maravilhosa mas que se revelou um pouco difícil para conseguir acertar com as medidas.


Mas adoro desafios (este foi mesmo) e depois de algumas tentativas menos boas consegui chegar a um resultado satisfatório para mim. Ainda vou fazer alguns pequenos ajustes mas digam lá se não ficou um unicórnio fofinho?


A Marta tem um blogue que se chama The Power Babes Collection e que podem visitar aqui. Vão ver que vão ficar tão apaixonados como eu.
Até já 😄


Marta







02/03/17

Férias

Olá pitinhos

Estive uns dias de férias... o corpo estava a precisar e a mente também. Apesar desta altura do ano não ser das mais atarefadas, acho que tinha ainda muito cansaço acumulado e estava a mesmo a precisar de uma pausa.

Aproveitámos as férias do Carnaval e lá fomos nós a caminho da serra.
Já não ia à Serra da Estrela há mais de 14 anos. E os meus filhos já andavam a pedir, principalmente o mais novo que ainda não tinha visto neve :)

Ficámos numa pousada muito acolhedora, Pousada Senhora da Lomba em Pinhanços, Seia. Gostei muito do atendimento, das acomodações e da comida.
O lugar é muito sossegado, não se ouve barulho e as instalações muito quentinhas.

Deu para descansar, visitar a Serra, Manteigas, Covilhã, fazer umas compras em Seia e regressar nas calmas feliz e revigorada.
A viagem foi super divertida. Aconselho vivamente.














Marta