19/03/18

♥ Dia do Artesão ♥



E hoje é o nosso dia ♥ e as palavras que melhor demonstram o que é ser artesã, foram escritas pela talentosa Érica Catarina do blog Ei, menina!
A Érica além de ser uma artesã de mão cheia, é um ser humano maravilhoso, com uma bondade e simpatia como se vê pouco neste mundo.
Desde que conheci o trabalho dela que fiquei super fã. Passem no blog dela e vão comprovar o que digo.

O texto que ela escreveu reflecte muito bem o que é a vida de uma artesã, e com as devidas diferenças, já que em Portugal há muito menos artesãos que no Brasil, o resto é igual.

Com a devida autorização partilho convosco o post:

"Hoje a gente comemora o dia do Artesão, um dia só nosso, para mostrar a beleza e a nobreza de sermos quem somos. 


Que trabalha com as mãos, com muito amor, com muita dedicação e capricho, que leva agulhada, dá um grito, queima a mão na cola quente, grita novamente, que pensa que a primeira amostra vai dar certo e lá vamos nós novamente fazer uma segunda amostra, terceira… e ainda acha que deveria mudar um tiquinho mais. Soma-se a isto as dores nas mãos, pulsos, costas…

Que acha que tá tudo organizado no cantinho e fica horas procurando um alfinete debaixo de um paninho, de um feltro... e quando se dá conta vê o alfinete lá no alfineteiro.

Que tem medo de não agradar o cliente, que pensa que os Correios é o seu segundo melhor amigo de infância ou o seu pior inimigo passageiro... Que tem uma relação linda com as madrugadas e fins de semana. 


Que enfrenta tantas dificuldades que não são poucas: falta de respeito, falta de reconhecimento, o desmerecimento, a desvalorização do seu trabalho. 

Ser artesão nos dias de hoje tem muito peso, uma vez que são 10 milhões de brasileiros que vivem e sustentam suas famílias com o artesanato. E apesar de todos os obstáculos, amam e continuam criando e encontrando um modo especial de colorir a vida e transformar o mundo de alguém. 


O significado é maior, é muito maior. A satisfação e a alegria de ser artesão é algo único. Tem de ser celebrado sim, refletir e dar a devida importância a esse profissional tão dedicado.

É através de nossas peças que o nosso talento e dedicação serão aprovados. E nada do que se produza em escala industrial se compara com o que fazemos no ateliê, no sofá ou num cantinho de nossa casa. Cada pedacinho do trabalho que foi feito vai um pouquinho do nosso coração junto."


Obrigada pela inspiração Érica, obrigada às minhas clientes tão queridas por confiarem no meu trabalho e a todos os que me seguem e apoiam.
Feliz dia do artesão ♥


Marta