02/01/20

♥ 2020 - Bem vindo ♥



Olá pitinhos

2020 chegou com alegria e amor.

Não costumo fazer um balanço muito exaustivo mas 2019 foi um ano de muitas alterações na minha vida

Pela primeira vez em 16 anos fui obrigada a ficar de baixa... Já tinha tido alguns episódios menos bons com depressões e ansiedade mas desta vez foi exaustão extrema. Não conseguia fazer as tarefas mais básicas sem sentir tonturas e um cansaço sem explicação.

Voltei, em 2019, a cuidar da minha saúde, com muitos exames e análises, mas felizmente as coisas menos boas ficaram para trás. Aos poucos tenho mudado a minha alimentação e voltei a fazer caminhadas. Não com a regularidade que gostaria, mas este ano é para continuar.

Voltei às minhas leituras (que adoro) e apesar do ultimo trimestre ter sido a zero, os meses anteriores foram recheados de boas leituras. Consegui ler 13 livros.





Também fiz alguns passeios em família, fui ver o mar que tanto amo e que me faz tão bem e isso valeu tudo. O nosso fim de semana em Óbidos foi magnifico.






Fui a alguns concertos - Madrugada, Moonspell, Psychedelic Furs, UHF. Este ano já há uns quantos que espero poder assistir.











Em Janeiro o meu agregado familiar sofreu uma alteração com a saída de casa do meu filho mais velho. Eles crescem e vão viver a vida deles. Foi um pouco mais difícil do que estava à espera, pois foi repentino, mas felizmente as coisas estão a correr muito bem.
Por causa disso consegui fazer o meu atelier - o meu espaço - onde sou muito feliz e onde faço o que amo de verdade e ajudo a fazer outras pessoas felizes.






O meu marido mudou de emprego. Depois de 10 anos a trabalhar sempre de noite, conseguiu um trabalho ao pé de casa e com horário diurno. A qualidade de vida mudou completamente. Conseguimos fazer muitas coisas que antes não dava para fazer, principalmente passar mais tempo em família.




2019 foi também o ano em que comemorei 25 anos de casada. Um marco muito importante. A somar aos 8 anos que tivemos de namoro, já estamos juntos há 33 anos. Ele é o meu companheiro, o meu amigo, o pai dos meus filhos. Já conhecemos tudo um do outro, as coisas boas e as menos boas. Obrigada marido por todo o apoio.




Estudei muito sobre fotografia e para este ano esta é uma área em que quero investir mais. Não para me tornar fotógrafa profissional, mas para melhorar a imagem do meu trabalho. Tenho uma máquina nova que ainda ando a estudar (uma Canon) e no natal ofereceram-me uma Instax.





Do atelier saíram alguns projectos novos, mas muito ficaram por fazer por falta de tempo.
Fiz o meu primeiro kit de costura criativa que foi um sucesso e este ano conto conseguir fazer mais alguns.








Ideias não me faltam e estou a organizar-me para conseguir ter tudo feito sem stress. Sem perder de vista o facto de que não controlo tudo, mas com muita vontade e dedicação, acredito que mesmo com imprevistos tudo se fará.

Quero ainda agradecer a vocês por todo o apoio e carinho. Parece uma frase feita, mas é de coração: sem vocês nada disto faria sentido.

Agradeço às minhas amigas de verdade, que estiveram sempre comigo nas alegrias e nas tristezas.

Agradeço às minhas queridas Érica Catarina e Adriana Ávila que não conheço pessoalmente, mas que entraram na minha vida pelos lindos trabalhos que fazem e ficaram para sempre no meu coração pelo carinho que demonstram.

E por último, o mais importante, agradecer à minha família, pelo apoio e paciência, pelas opiniões e sugestões. Por todo o carinho e amor. Isto é família ♥





2020 vai ser um ano do caraças! Haja saúde, paz e amor que o resto vem...






6 comentários:

  1. Que relato mais lindo!
    Amei, senti que cada palavra saiu do coração...
    Foi tenso 2019, mas foi de crescimento interno, tenho certeza que 2020 vai ser um ano proveitoso de muito otimismo e de mais realizações querida Martinha.
    A vida é movimento, uma montanha russa de emoções...aprendemos que ela tem altos e baixos e que é maravilhoso estarmos aqui, para essa troca energia boa, mesmo de longe você mora no meu coração já, uma amiga linda esforçada e cheia de vontade de viver e de aprender. E que faz trabalhos lindos que nos deixa babando.
    Eu também sou assim amo viver, escutar música, aprender, ler, estar entre as plantas, animais.
    Cuidar da minha família, do meu lar, estar de bem com vida e poder abrir os olhos todas as manhãs e agradecer a Deus por estar aqui com saúde.
    Estou na busca de viver no essencial...a meta continua rs.
    A vida é assim de ganhos e perdas, aprendi que não temos controle de tudo por mais que queiramos estar no controle da situação.
    Meus filhos estarão entrando numa nova fase, dia 09/01 Maria Theresa fará 10 anos e Bruno dia 11/01 fará 13 anos onde eu estava que espicharam e nem percebi kkkkkkk.
    O tempo voa temos que aproveitar da melhor forma possível.
    Quero agradecer sua amizade e carinho comigo, mesmo nessa minha loucura de ir e vir das redes rs. Acredito que quando se tem filhos pequenos ainda a gente teme por eles quererem estar nas redes com tanta maldade no mundo, comentários desnecessários pessoas sem amor que sente o prazer de colocar o outro para baixo a falta de empatia no mundo. Tento evitar o máximo que eles usem, sei que vai chegar uma hora e vai ser inevitável, mas o quanto puder segurar... quero estimular eles a mais leitura, mesmo que a tecnologia seja competitiva, sou a que as vezes vem na contramão rs tento não deixar morrer algumas coisas boas da vida, sei que o tempo é outro não vai ter como fugir.
    As vezes penso em voltar ao IG mas, sei lá acho que tá ótimo o blog e o Pinterest por enquanto rs.
    Martinha quero agradecer por me citar no seu lindo post de inicio de ano. Estar junto com Érica me deixa feliz, ela também é uma amiga que fiz lá atrás em 2012 e através dela encontrei muitas artesãs receptivas e uma delas foi você, tenha certeza que pretendo levar sua amizade para sempre no meu coração. Amizade assim nos tempos de hoje está difícil, com essa competitividade entre as artesãs de hoje que é uma pena.
    Saiba que é recíproco o carinho que tenho pela sua pessoa, sou fã do seu lindo trabalho.
    Gratidão por tantos anos juntas via internet.
    Que este ano novos projetos se tornam realidade para a gente babar aqui do outro lado.
    Muito obrigada por tudo minha amiga !!!
    Fiz quase um post aqui no comentário rs
    Te adoro muito!!!!
    Beijos enorme e um abraço de urso :D :D :D

    E que Deus abençoe sempre a sua linda família!!!!!

    Dri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diante de tanto carinho nem sei que mais dizer. Só agradecer, agradecer muito por ter pessoas como tu na minha vida.
      E sim, 2020 vai ser muito melhor e a felicidade vai imperar. Com quedas e obstáculos pelo caminho mas com vontade e força para andar para a frente.
      Bom ano Dri e muitos beijinhos

      Eliminar
  2. Adorei ler e sabes que só te desejo o melhor desta vida ❤ Sempre aqui ❤🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Aninha ♥
      É muito importante sentir o teu apoio e carinho.
      Sempre aqui para ti ♥
      Beijinhos e bom ano

      Eliminar
  3. Fiquei emocionada!

    Que ano!

    Tantas coisas nos aconteceram, te aconteceram... a vida, é vida!
    Vida que pulsa, de uma maneira ou de outra acontece, tem que fluir.

    Amei a retrospectiva de 2019! Obrigada pelo ombro amigo, mesmo um oceano nos separando, foi muito amiga e é pra mim.
    Que todos os seus desejos se realizem e que você realize muito mais em 2020. Que seja excelente! Fantástico! E o que for pra ser, será!

    Um beijo! Um abraço esmaga costelas! Um cheiro!
    Feliz 2020, minha Martinha querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo flor... 2019 foi um ano muito difícil, mas já ficou para trás.
      Retenho as coisas boas que aconteceram e mando fora o que não interessa.
      2020 vai ser muito bom... Com fé e esperança as coisas correm muito melhor.
      E quando houver algum problema cá estamos para enfrentar de frente.
      Obrigada flor por todo o apoio e carinho.
      Beijos em igual quantidade de estrelas
      Feliz 2020 Ériquita

      Eliminar

Obrigada por visitar este espaço. Deixe o seu comentário. É importante saber a sua opinião.